segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PARQUE NACIONAL DA PACAÁS NOVOS

Parque Nacional da Pacaás Novos

O Parque Nacional Pacaás Novos é uma das maiores Unidades de Conservação do Estado, e encontra-se sobreoposto à Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau.
Conta com um grande mosaico de tipos de vegetação com extensas áreas de Cerrado, que se distribuem principalmente nas suas partes mais altas, áreas de formações florestais que se encontram nos vales ou encostas, e ainda, grandes áreas de contato cerrado/floresta.
Os objetivos específicos do Parque são de proteger áreas onde se encontram duas espécies raras da família Podocarpeae (Podocarpus raspiliosii e Podocarpus sellovii) de ocorrência restrita na Amazônia, além de proteger uma amostra representativa do ecossistema de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica.
As altitudes em geral variam entre 100 e 400 metros, com destaque para o ponto culminante do estado de Rondônia, o Pico do Tracoá (1230 m).
Os solos predominantes são o podzólico vermelho-amarelo, o solos litólicos, afloramentos rochosos, terra roxa estruturada areias quartzosas e latossolos vermelho-amarelos.
O Parque Nacional da Pacaás Novos tem as nascentes de vários rios importantes do estado, com destaque para o Cautário, o Urupá, o São Miguel, o Muqui, o o Jamari, o Pacaás Novos, o Jaci -Paraná e o Candeias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário