sábado, 9 de novembro de 2013

PROJETO CULTIVANDO SAÚDE


Local: Centro de Apoio a Ressocialização Mocinha Magalhães.

Rio Branco – ACRE/Brasil


O projeto ‘’Cultivando Saúde’’ é uma ação social e multidisciplinar onde envolve educação, saúde, meio ambiente e planejamento.

Sua essência está pautada no envolvimento e participação dos ressocializandos e jovens em conflito com a lei, o projeto pretende desenvolver atividades práticas de horticulturas e palestras de educação ambiental, já que acreditamos que a participação é um aspecto indispensável ao sucesso do projeto, que visa o desenvolvimento humano.

O projeto é de iniciativa da coordenação do curso de Ciências Biológicas da UNINORTE juntamente com o curso de Gestão Ambiental.

Lembrando que  o projeto é aberto.
As atividades do projeto tiveram  inicio no mês de Abril 2013.
Todas as quartas-feira das 8:00hs da manhã as 11hs, os acadêmicos estão desenvolvendo atividades no projeto.
A horta é importante sob o ponto de vista nutricional, como forma de terapia ocupacional, na melhoria do hábito de consumo das pessoas, na economia das famílias e até na manutenção e/ou melhoria da saúde e prevenção de doenças.




   Fotos 1, 2 e 3: Confecção da horta Mandala no Centro de Ressocialização Mocinha Magalhães – Rio Branco/AC.
A confecção da horta é baseada no sistema de permacultura, que é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana (jardins, vilas, aldeias e comunidades) ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.

O termo PERMACULTURA provém do inglês Permaculture, foi cunhado pelo australiano Bill Mollison. Trata-se de uma contração das palavras permanent agriculture (agricultura permanente) ou permanent culture (cultura permanente). A sustentabilidade ecológica, ideia inicial, estendeu-se à sustentabilidade dos assentamentos humanos locais.

A permacultura é uma filosofia de trabalho a favor e não contra a natureza; de observação prolongada e pensativa em vez de trabalho prolongado e impensado, e de olhar para plantas e animais em todas as suas funções, em vez de tratar qualquer área como um sistema de um produto único.
Obs: Para que possamos finalizar a confecção da horta, estamos precisando de pelos menos 2.000 garrafas PETs.
Caso você queira ser um voluntário no projeto doando garrafas ou trabalhando conosco no projeto, entra em contato através dos endereços: andre.terra@ibest.com.br ou solange.chalub@uninorteac.com.br


Responsável: Prof. André de Almeida Silva

Um comentário:

  1. Está sendo um excelente trabalho e tem influenciado a vida de muitas reeducandas positivamente.

    ResponderExcluir